seja bem vindo! sair Faça seu login ou cadastre-se

(44) 3031-6631
(44) 98858-6382

Dicas de Plantio

Cultivar plantas pode ser muito mais simples do que parece. Está com dúvidas de como fazer? Que tal algumas dicas, que podem ser bastante úteis, para quem está começando o seu próprio cultivo?

 

                                                                             
 

A primeira coisa a fazer, antes de colocar a mão na massa, é escolher o local onde você irá plantar. Será no jardim de sua casa? Sacada? Canteiro? Vaso?

 

Seja qual for o ambiente e o espaço, verifique a posição do sol, se o local receberá luz grande parte do dia, se a área é bem arejada. Estes fatores são determinantes para a germinação e continuação do seu cultivo.

 

Se você decidir plantar em vaso, na Hortaviva Sementes temos diversas opções para seu agrado, inclusive os famosos autoirrigáveis:

 

                          

 

Para verificar nossos modelos de vasos, acesse: https://www.hortavivasementes.com.br/casa-e-jardim/vasos

 

 

Depois de escolhido o ambiente que receberá seu cultivo, você precisa escolher o que pretende cultivar. Será hortaliças? Será flores? Será plantas frutíferas? Seja qual for a sua escolha, na Hortaviva Sementes temos sementes de diversas variedades, é só escolher:

 

                                                

 

Para verificar nossas sementes, acesse: https://www.hortavivasementes.com.br/sementes

 

Quando falamos em cultivar alimentos, cada um tem suas particularidades. É muito importante conhecê-las, para garantir que eles sejam produtivos sempre. Portanto, quando escolher o que for plantar, veja também quais serão os cuidados permanentes com a espécie escolhida. 

 

Por exemplo, a cenoura e o feijão são sensíveis às perturbações nas raízes, portanto, não devem ser plantadas em vasos e depois transplantadas para outro solo. Já o tomate pode ser cultivado em vasos e depois transportado para espaços maiores.

 

Além da semente e do vaso, você vai precisar da terra.

 

As plantas precisam de um solo nutritivo para se desenvolverem, principalmente quando são cultivadas em vasos, caixas ou em qualquer outro recipiente.

 

Neste sentido, a escolha do substrato ideal para seu cultivo se torna imprescindível para seu sucesso nesta nova empreita.

 

Na Hortaviva Sementes também temos diversas opções de substrato para você. Antes de escolher qual substrato você vai comprar, analise quais são os nutrientes que ele possui. 

 

O condicionador de solo MecPlant é totalmente produzido a partir da casca de Pinus bio-estabilizada, conferindo ao produto um excepcional padrão de qualidade e uniformidade. Ideal para germinação de sementes.

 
 
                                                                                           

Já o Substrato Carolina Soil é leve, livre de contaminantes, ideal para cultivo de suculentas, produção de mudas de Rosa do Deserto, tabaco, reflorestamento e café.

 

                                                                                                    

 

Um destaque à Terra Vegetal da Humusfertil, ideal para germinação de sementes ou plantação de novas mudas.

 

                                                                                                                      

 

Seja qual for a terra escolhida, a Hortaviva Sementes tem a opção.

 

Outro fator importante para o sucesso do seu plantio é a quantidade de água, determinante para garantir o desenvolvimento das plantas. A maior parte delas não gostam de solo seco, mas nem todas gostam de muita água.

Por exemplo, a salsinha e o manjericão gostam do solo molhadinho, enquanto que o alecrim se mantêm bem com poucas regas.

 

                                                                               
 

Para facilitar na rega, a Hortaviva Sementes tem inúmeras opções de regadores, borrifadores, pulverizadores, mangueiras e hidropistolas:

 

                                                       

 

                                                                                            

 

Para verificar mangueira de jardim, acesse: https://www.hortavivasementes.com.br/casa-e-jardim/mangueira-de-jardim

 

Na manutenção, retire folhas secas e amareladas das ervas, troque a terra a cada três meses, com cuidado para não danificar as raízes durante a operação, para adubar, assim como, utilize regularmente fertilizantes específicos.

 

Na retirada das folhas secas e amareladas, assim como na colheita, utilize ferramentas de poda. Na Hortaviva Sementes temos diversas opções, seja para uso doméstico, como que também para uso profissional.

 

                                                                                                

 

Para verificar nossas ferramentas , acesse: https://www.hortavivasementes.com.br/casa-e-jardim/ferramantas

 

O uso de um bom fertilizante é essencial para fixar um ou mais nutrientes essenciais ao crescimento das plantas. Na Hortaviva Sementes contamos com uma grande variedade de fertilizantes:

 

                                                                 

 

Para verificar nossos fertilizantes, acesse: https://www.hortavivasementes.com.br/fertilizantes

 

Agora que você já tem o local, a terra e a semente, chegou a hora de você colocar a mão na massa. É sempre bom pesquisar na internet como plantar a variedade (semente) escolhida, pois toda planta tem seu macete.

 

Por exemplo, para o plantio de salsinha, destacamos os seguintes passo-a-passo para o sucesso na germinação e crescimento da planta. Primeiro, deixe as sementes de molho por 24h, para ajudar na germinação. Depois, deixe-as secar por 1h. Secas, faça buracos na terra no tamanho de 3 a 5 cm e deposite, em cada um dos buracos, três sementes da espécie. Cubra os buracos com terra, levemente, e, por fim, faça a primeira rega. Escolha um local arejado e com bastante luminosidade, regando-o sempre que verificar que a terra esteja seca. 

 

É só esperar a salsinha crescer e ficar atento aos tratos culturais (poda regular, retirada de qualquer mato, folha seca, adubar a terra e aplicar fertilizante próprio).


                                                                                              
 

Para garantir uma maior variedade de temperos, você pode plantar também coentro e cebolinha, que combinam muito bem com a salsa!

 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Para mais, siga-nos no instagram @hortaviva.sementes